sexta-feira, 14 de junho de 2013

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue



1. Para doar sangue é necessário apresentar algum documento?
Sim, de acordo com normas do Ministério da Saúde, um documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, deverá ser apresentado à recepção (cadastro).
  
2. Quem pode doar sangue?
As pessoas com idade entre 16 e 67 anos, que estejam em boas condições de saúde.
No dia da doação uma entrevista e exame clínico serão realizados para avaliar se o candidato está apto a doar. Sempre visando proteger o doador e o receptor do sangue.


3. Com que freqüência posso doar sangue?
Os homens podem doar a cada 60 dias, quatro vezes por ano. As mulheres a cada 90 dias, e três vezes por ano.

4. Quanto tempo leva, para haver a reposição do sangue doado?
Em uma doação são retirados 400 a 450 ml de sangue. Este volume será reposto rapidamente com a ingestão de líquidos após a doação, voltando o doador ao seu volume sangüíneo anterior. Quanto aos glóbulos vermelhos, cerca de 2 a 3 semanas, dependendo de cada indivíduo, são necessárias para a produção e recuperação do nível anterior à doação. Antes de cada doação, um exame rápido que é a dosagem de hemoglobina, será realizado, avaliando a possibilidade de ser feita a doação. Deste modo, mantendo o nível de hemoglobina dentro do normal mesmo após a doação, portanto, sem nenhum prejuízo para o doador.

5. Podem ser realizados exercícios físicos após a doação?
Deve-se evitar grandes esforços no dia da doação, evitando-se assim a ocorrência de algum mal estar. Vale ressaltar que a realização de esforços, como carregar pesos, com o braço do qual o sangue foi coletado, pode levar a hematomas no local e, portanto devem ser evitados.

6. Posso fumar após a doação?
Deve-se aguardar pelo menos duas horas depois da doação. Esta medida também deve ser tomada para se evitar algum mal estar.

7. Doar sangue faz algum mal à saúde? Existe algum risco de se adquirir doenças com a doação, em especial AIDS?
Não, doar sangue não faz nenhum mal à saúde, e não há nenhum risco de adquirir doenças infecciosas, já que todo o material utilizado é estéril, de uso único, e descartável.

8. Doar sangue afina ou engrossa o sangue?
Não, o sangue se mantém dentro da normalidade mesmo após a doação, e em pouco tempo volta ao seu nível anterior.

9. Ao doar sangue uma vez serei obrigado a doar sempre, ou seja, doar sangue “vicia”?
Não, o sangue volta aos seus níveis anteriores em pouco tempo, e não ultrapassará os níveis habituais, pois há um mecanismo de controle para isso. Portanto, não há a obrigatoriedade de sempre doar sangue para se evitar que um excesso de sangue seja produzido pelo organismo. Apesar de não haver esta obrigatoriedade, seria muito útil para os pacientes, que você doasse freqüentemente.

10. Doar sangue traz algum benefício para o doador?
Não, o único benefício é saber que estará ajudando no tratamento de até 3 pacientes.

11. Quanto tempo leva uma doação?
Todo o processo leva cerca de 40 minutos, incluindo a entrevista, exames iniciais e a doação propriamente dita. A coleta de sangue, na dependência de cada doador, leva de 5 a 10 minutos.
 
Fonte: Hemepar