
Esse é o slogan abaixo do titulo do filme Landfill Harmonic, em tradução livre, Harmônica do Aterro, o projeto trás esperança as crianças que nascem em Cateura, uma favela no Paraguai, transformando o lixo do aterro local em instrumentos musicais, uma idéia simples, inovadora, inspiradora e que transforma a vida dos seus moradores.
Em uma pacata cidade do Paraguai chamada Cateura, muitos dependem da reciclagem como forma de sustento da família. No Brasil, observarmos pessoas fazendo coleta de resíduos em aterros, porém o que espanta em Cateura é que a cidade está situada dentro de um aterro sanitário. Por esse motivo, tudo o que é encontrado nesse aterro vira algo útil para ser negociado.


Em meio a esse trabalho, um deles achou um estojo de violino e, assim, surgiu a ideia de construir instrumentos reciclados. Hoje, Cateura conta com a "Orquestra do Lixo". O momento que a primeira nota é tirada, é algo sublime.Tudo foi elaborado com o trabalho de pessoas que acreditam no talento e na concientização de que qualquer sonho é possível, basta acreditar nele. Mesmo com a falta de recursos e o ambiente precário, nenhum obstáculo foi maior do que a vontade desses jovens.


"Um violino vale mais do que uma casa aqui", diz Favio Chávez, diretor da orquestra e fundador. Pois é, em meio a tal existência, estes músicos criaram algo tão especial e verdadeiramente inspirador. Como pode ser visto no trailer do documentário acima, um jovem chamado Juan Manuel Chavez, apelidado de Bebi, tem um violoncelo formado a partir de uma lata de óleo de cozinha e ferramentas antigas. Neste, ele interpreta lindamente o The Prelude to Bach's Cello Suite No. 11.








Página no Facebook da >> Landfill Harmonic
Fontes: Arte Reciclada, Hypeness, Obvious e Pêssega d' Oro