quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dica Sustentável: tudo sobre o cultivo de plantas e temperos em casa

Temperos e ervas podem ser cultivados em casa com facilidade,
mesmo para quem não dispõe de muito espaço.


Os canteiros de ervas, além de fornecer condimentos a quem os cultiva, também perfumam o ambiente com seus aromas exótico
Em áreas reduzidas, as ervas podem ser plantadas em canteiros de até mesmo 30 cm de largura, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade, de preferência adubado com húmus de minhoca. As regas devem ser realizadas de manhã ou no fim da tarde, evitando-se horários muito quentes e de sol muito forte.

As primeiras horas da manhã também são as mais indicadas para a colheita, pois assim é preservado o frescor das plantas. Depois de colhidas, as ervas podem ser estocadas secas ou congeladas. Para a secagem, coloque pequenos macinhos em um saco de papel e guarde-os durante duas semanas, tempo necessário para que fiquem prontos para o uso. Já o congelamento deve ser feito logo após a colheita, em recipientes próprios para isso.

Hoje em dia é bastante comum manter jardins e hortas em casas, já nos apartamento a opção é cultivar as plantas em vasos. Os temperos são usados na culinária para proporcionar sabores diferentes na comida podem ser facilmente cultivados em vasos e jardineiras.


Temperos são fáceis de plantar, traz um pouco da natureza para dentro de casa, você utiliza temperos frescos para sua comida ao invés de usar os industrializados ou desidratados. Acaba havendo também, dificuldade de achar determinados tipos frescos no mercado e outros que você precisa de apenas algumas folhinhas e não o maço inteiro.

Passo a passo:


ESCOLHA DO LOCAL


Temperos precisam de sol. Na cozinha é o lugar mais charmoso para ter os seus vasos, porém certifique-se que ela é bem ensolarada, caso contrário, melhor achar outro lugar para locá-los. Os temperos precisam de 4 a 6 horas de sol por dia.


ESCOLHA DOS VASOS

A planta precisa manter uma certa umidade, vasos de plástico mantém mais a umidade, pois são impermeáveis, já os vasos cerâmicos não mantém tanto, devido a sua porosidade, mas deixa a raiz da planta respirar melhor que os de plástico. O melhor seria optar pelo cerâmico, só tomando o cuidado de intensificar as regas para manter a terra úmida.

Os vasos de plástico têm a vantagem de serem mais baratos e mais leves.
Os temperos, devido a suas raízes, precisam de um vaso com no mínimo 20 cm de profundidade.
Os vasos têm que ter um furo em baixo e um pratinho para fazer a drenagem.

Vasos de parede e suspensos é uma boa opção para quem não tem muito espaço além de ficarem bonitos, ainda mais se você fixar os vasos em uma parede colorida ou em uma cerca de madeira.

ESCOLHA DAS ESPÉCIES


Nessa parte entra uma escolha pessoal. Os temperos que você mais gosta e geralmente usa na comida. Geralmente são usada cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, orégano,  coentro, pimentas…


O PLANTIO

Depois de escolher o vaso e a muda, coloque no vaso 1/5 de argila expandida ou brita ou pedrinha, alguma coisa para fazer a drenagem do vaso e deixar as raízes respirarem.

Depois coloque uma camada de manta de bidim, essa manta é tipo um feltro usado para jardinagem, é barata e geralmente vendida em metro nas lojas de material de construção ou paisagismo. Quando o furo do seu vaso for meio grande coloque um pedacinho de manta no fundo antes da argila expandida para evitar que uma bolinha da argila tampe o furo.

Algumas pessoas utilizam areia ao invés da manta, porque na verdade essa manta serve para a terra não infiltrar na pedra e perder o efeito da drenagem, mas a manta acaba sendo mais eficiente. Depois disso coloque a terra já adubada que você compra pronta ensacada. Retire a muda do saquinho, cuidando para a terra não se soltar das raízes, cave um buraco no meio da terra do vaso e coloque a muda.

Por último cubra com terra, coloque umas pedrinhas ou casca de árvore para dar acabamento no vaso e proteger a terra e regue.
É legal também colocar uma plaquinha com o nome do tempero.

CUIDADOS


Os temperos precisam de água com frequência, é lógico que temos que analisar o clima da região em que você vive. Em regiões mais secas é bom regar diariamente, em regiões mais úmidas em dias intercalados.

As plantas como são seres vivos podem variar o comportamento, então é interessante monitorá-la dia a dia e reparar se ela esta ficando bonita com a quantidade de água que você coloca, ou se esta faltando.  Em épocas de chuvas o ar fica mais úmido e não é necessário regar com tanta frequência.

Cuidado com o vento, ele em excesso machuca o planta.
É bom cortar de vez em quando alguma folhinha mais feia e assim vai… cultivando.

O que plantar?

Temperos:


- salsinha lisa e crespa
- cebolinha lisa e francesa
- orégano
- sálvia
- alho poro
- hortelã
- manjericão verde, vermelho e roxo.
- manjerona
- alecrim macho e fêmea
- tomilho
- pimentas diversas
- pimenta Jamaica
- salsão
- alho
- cebola
- tomatinho cereja
- moranguinhos


Chás

- hortelã
- menta
- boldo e boldinho
- alfazema
- angélica
- arnica
- arruda
- calêndula
- camomila
- capim cidreira
- carqueja
- jasmim
- macela
- malva
- picão


Banhos

- alecrim
- arruda
- erva de bicho
- quebra demanda
- mirra ou incenso italiano
- alfazema
- camomila


Cultive uma hortinha na sua casa, mexa com a terra e com as plantas, se não estiver dando muito certo algum tempero, compre outra muda e replante, vá tentando que aos poucos você vai aprendendo e gostando. Além de deixar sua casa mais bonita, elas são aromáticas e vão deixar sua comida mais gostosa e temperada.

Fontes: Imagens > Divulgação     Texto > eSobre Sustentabilidade e AuE Paisagismo