Movimento S.O.S Tibagi conscientiza a sociedade sobre o meio ambiente
Neste sábado (04/08), um grupo de 30 pessoas voluntárias, se mobilizaram na busca da conscientização ambiental, realizando um mutirão de limpenza numa extensão de quatro quilômetros no entorno da estrada que liga a zona rural (sessão Frei Timóteo) ao centro da cidade.
Foram retirados aproximadamente duas toneladas de lixo como metal, plástico, vidro, borracha, e pequenos entulhos. Também houve a distribuição panfletos a pessoas que passavam próximo aos locais da ação.
Para os organizadores do primeiro mutirão SOS Tibagi, o intuito maior é mostrar a população a urgência de cuidados que o Rio Tibagi precisa, e ao mesmo tempo ressaltar a importância da participação de todos na preservação ambiental.
Um dos organizadores da ação o empresário Fábio Rímoli, chama atenção sobre forma como o poder público e principalmente, algumas pessoas da população tratam o meio ambiente da cidade. Descartando todo e qualquer tipo de resíduo no entorno das vias públicas e estradas rurais.
Segundo o empresário Luiz Schiavon, as pessoas precisam mudar a mentalidade de que a responsabilidade de manter esses locais limpo é somente do poder público, e explica que esse problema seja devido a ausência na educação ambiental de gerações passadas.
“Nós, mais velhos, não tivemos uma educação ambiental, por isso cometemos esse erro de não cuidar de nossa natureza, atirando sacolas plasticas, garrafas e muito mais em nossa cidade em nosso ambiente, e por isso precisamos mudar de atitude” disse Gonzaga.
Destinação final
Segundo Raphael Schiavon, além dos veículos que serviram de transporte aos voluntários e do lixo, foram disponibilizados sacos plásticos reforçados, luvas e mascaras na realização da faxina.
Schiavon disse que, o grupo seguiu a recomendação do Departamento de Viação de Jataizinho em dar destinação correta do lixo coletado, armazenando-o na Associação dos Servidores Municipais.
O Diretor do Departamento de Viação de Jataizinho, Dorival Duarte, se comprometeu em dar destinação correta, e disse que o local indicado para armazenagem, atende critério técnicos do IAP.
Participação interativa
O sucesso do mobilização se deu por conta de outra mudança de comportamento, a forma como nos comunicamos. E a prova disso é a constante e crescente utilização das mídias sociais, em especial o Facebook.
Segundo Raphael Schiavon, diretor da empresa Zuazen Magazine, ouve a preocupação de como se estabeleceria uma comunicação que fosse de fácil interação, que atraísse a atenção de todos os interessados.
E depois de uma conversa com pessoal da diretoria, foi decido que o Facebook, seria a melhor ferramenta para interligar todos as pessoas envolvidas. Ele também ressaltou, que além da mídia social, foi utilizado o blog da empresa para dar mais ancoragem da iniciativa na rede.
“Sempre nos preocupamos com o meio ambiente e, a forma com que nossos diversos públicos pensam das práticas enquanto empresa. São atitudes como essas que demonstram nosso respeito e responsabilidade para com a sociedade e as leis”, explica Schiavon.
Neste sábado (04/08), um grupo de 30 pessoas voluntárias, se mobilizaram na busca da conscientização ambiental, realizando um mutirão de limpenza numa extensão de quatro quilômetros no entorno da estrada que liga a zona rural (sessão Frei Timóteo) ao centro da cidade.
Foram retirados aproximadamente duas toneladas de lixo como metal, plástico, vidro, borracha, e pequenos entulhos. Também houve a distribuição panfletos a pessoas que passavam próximo aos locais da ação.
Para os organizadores do primeiro mutirão SOS Tibagi, o intuito maior é mostrar a população a urgência de cuidados que o Rio Tibagi precisa, e ao mesmo tempo ressaltar a importância da participação de todos na preservação ambiental.
Um dos organizadores da ação o empresário Fábio Rímoli, chama atenção sobre forma como o poder público e principalmente, algumas pessoas da população tratam o meio ambiente da cidade. Descartando todo e qualquer tipo de resíduo no entorno das vias públicas e estradas rurais.
Segundo o empresário Luiz Schiavon, as pessoas precisam mudar a mentalidade de que a responsabilidade de manter esses locais limpo é somente do poder público, e explica que esse problema seja devido a ausência na educação ambiental de gerações passadas.
“Nós, mais velhos, não tivemos uma educação ambiental, por isso cometemos esse erro de não cuidar de nossa natureza, atirando sacolas plasticas, garrafas e muito mais em nossa cidade em nosso ambiente, e por isso precisamos mudar de atitude” disse Gonzaga.
Destinação final
Segundo Raphael Schiavon, além dos veículos que serviram de transporte aos voluntários e do lixo, foram disponibilizados sacos plásticos reforçados, luvas e mascaras na realização da faxina.
Schiavon disse que, o grupo seguiu a recomendação do Departamento de Viação de Jataizinho em dar destinação correta do lixo coletado, armazenando-o na Associação dos Servidores Municipais.
O Diretor do Departamento de Viação de Jataizinho, Dorival Duarte, se comprometeu em dar destinação correta, e disse que o local indicado para armazenagem, atende critério técnicos do IAP.
Participação interativa
O sucesso do mobilização se deu por conta de outra mudança de comportamento, a forma como nos comunicamos. E a prova disso é a constante e crescente utilização das mídias sociais, em especial o Facebook.
Segundo Raphael Schiavon, diretor da empresa Zuazen Magazine, ouve a preocupação de como se estabeleceria uma comunicação que fosse de fácil interação, que atraísse a atenção de todos os interessados.
E depois de uma conversa com pessoal da diretoria, foi decido que o Facebook, seria a melhor ferramenta para interligar todos as pessoas envolvidas. Ele também ressaltou, que além da mídia social, foi utilizado o blog da empresa para dar mais ancoragem da iniciativa na rede.
“Sempre nos preocupamos com o meio ambiente e, a forma com que nossos diversos públicos pensam das práticas enquanto empresa. São atitudes como essas que demonstram nosso respeito e responsabilidade para com a sociedade e as leis”, explica Schiavon.
Veja aqui as fotos.