Wonderlab significa “laboratório fantástico”.
Ao desfilar para coleção “Catedral de Notre-Dame” da Estilista Hingrid Grassi (Veja a matéria completa AQUI.), este termo imediatamente me veio à cabeça.
Em contraponto ao desencanto da ciência acarretado pelo pós-guerra, Wonderlab é a tendência que nos dirá “a ciência agora é cool”.
Muito além de simplesmente “cool”, esta tendência valoriza o conhecimento raro e específico sobre alguma coisa ou assunto e caracteriza isso como um luxo só permitido aos mais interessados, os quais procuram marcas e peças sustentáveis.
Muito além de simplesmente “cool”, esta tendência valoriza o conhecimento raro e específico sobre alguma coisa ou assunto e caracteriza isso como um luxo só permitido aos mais interessados, os quais procuram marcas e peças sustentáveis.
Os consumidores desta tendência são chamados de Democtratic Hedonists (“hedonistas democráticos”),
que procuram e aprendem a viver em novos estilos de vida, buscando
conhecimentos inspirados em comportamentos Sci-Tech – que une tecnologia
e ciência.
O avanço da ciência nos permite ver beleza onde menos esperamos, e essa visualidade é apontada como a próxima fronteira do luxo.
Os tecidos serão mais tecnológicos, até mesmo metálicos, as estamparias serão microbióticas e a beleza estará onde menos se espera.
O contraste dos tecidos brilhantes com os opacos será ideal na roupa casual, ao passo em que os acessórios parecem ter acabado de sair de um laboratório, com elásticos, velcro e acabamentos furta-cor.
Os tecidos serão mais tecnológicos, até mesmo metálicos, as estamparias serão microbióticas e a beleza estará onde menos se espera.
O contraste dos tecidos brilhantes com os opacos será ideal na roupa casual, ao passo em que os acessórios parecem ter acabado de sair de um laboratório, com elásticos, velcro e acabamentos furta-cor.
O Wonderlab faz parte das quatro macro tendências que guiam o mundo da moda atual.
Cada uma destas tendências revela MUITO além dos modismos passageiros que invadem nosso guarda-roupas.
Tais tendências enquadram em si o rumo para o qual nosso comportamento caminha.
Cada uma destas tendências revela MUITO além dos modismos passageiros que invadem nosso guarda-roupas.
Tais tendências enquadram em si o rumo para o qual nosso comportamento caminha.
Além do Wonderlab, as outras três Macro Tendências são:
Story of Now: “adoradores da realidade” que buscam
estar atualizados com a internet e em campanha constante contra os
preconceitos. A beleza cotidiana estará nas roupas do cotidiano:
silhueta mais baixa, estampas com mensagens, cortes com inspiração no
concretismo, com uma leve tensão entre o tradicional e o tecnológico.
Sustainability: “é uma tendência de atitude e
comportamento. Nunca os três R foram levados tão a sério: reduzir,
reciclar e reutilizar deixaram de ser um chavão pra ser uma prática. Os
consumidores estão mais conscientes e para eles já não basta mais falar
que é o tecido é natural. Agora se quer saber como ele chegou nesse
ponto, se a cadeia de trabalho envolvida paga as pessoas de forma justa e
se uma peça não faz um verdadeiro estrago no meio ambiente. A moda
rápida tem sido olhada atentamente, já que se tem criado formas de
reciclar muita coisa, mas as roupas ainda são um ponto mal resolvido.”
Idiomatic: “é a tendência que diz que cada vez mais
valorizaremos as singularidades de cada comunidade. O global celebrará
as culturas locais e se inspirará nas comunidades, em seus símbolos,
costumes e hábitos. É como se estivéssemos prestes a viver uma nova onda
culturalista exatamente pela possibilidade de exploração das
idiossincrasias e excentricidades. O local será trazido para o global.
Os acessórios terão inspiração nos países bálticos. As crianças vestirão
a simplicidade da China rural com seu algodão lavado, dando a noção de
atemporalidade. A roupa íntima, por sua vez, é detalhista, colorida e
decorada como o México, com muito azul, vermelho e amarelo realçados
pelo branco.”
Coleção Wonderlab de Iris Van Herpen, primavera-verão 2012.
Uma coleção com materiais singulares como metal, fibra de vidro e plástico.
Uma coleção com materiais singulares como metal, fibra de vidro e plástico.
Karl Lagerfeld, estilista da Chanel, prêt-á-porter verão 2012, exemplo da tendência Wonderlab.